Tratamento complementar que utiliza os alimentos e alguns suplementos nutricionais.
O tratamento Ortomolecular é um tipo de terapêutica complementar que utiliza os alimentos e alguns suplementos nutricionais para garantir o bom funcionamento do organismo, reduzindo os radicais livres que prejudicam as células. A Terapia Ortomolecular norteia-se através da premissa de conservação da saúde por meio de dietas, exercícios físicos para neutralizar a ação de radicais livres em excesso, que seriam responsáveis por “enferrujar” as células e, assim, causar problemas à saúde.Os exames realizados nesse segmento são os de sangue, urina e fezes. Por meio deles podem ser detectadas diversas condições e patologias que requeiram cuidados não apenas deste profissional, mas de outras especialidades médicas. Caso o médico julgue necessário, o médico pode requerê-los.

Na prática Ortomolecular, o paciente é visto como um todo. É realizado um diagnóstico clínico e solicitado também exames de sangue, fezes e urina para verificar o índice de inflamação existente no organismo do indivíduo.
A Medicina Ortomolecular pode ajudar quem tem intolerância alimentar e outras doenças. A Medicina Ortomolecular visa tratar o desequilíbrio químico do corpo através da eliminação do excesso de radicais livres.
Fonte:drdenisgraciotto