Terapia do Riso
Bem estar e alegria.
Terapia do Riso
A terapia do riso é uma terapia alternativa e complementar, baseada em uma ação natural e inerente do ser humano: o ato de rir. Podemos caracterizá-la como: estratégia ou técnica psicoterapêutica com o objetivo de, por meio da risada, promover o bem-estar físico e emocional. Essa técnica ganhou uma maior visibilidade na década de 60, com Hunter Doherty Adams, um médico americano. Doutor Doherty mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento humanizado, eram decisivos na recuperação de pacientes hospitalizados, revolucionando a medicina. A terapia do riso é indicada para pessoas que estão em momentos difíceis da sua vida. Ela pode ser realizada em sessões individuais ou coletivas, onde são feitos exercícios que estimulem a risada.

Terapia do Riso
A terapia de riso não pode substituir tratamentos convencionais, com acompanhamento psicológico. É indispensável que a pessoa faça sessões de psicoterapia e acompanhamento com um profissional da medicina, como um psiquiatra.
Benefícios
- Melhora o estado emocional e reduz o estresse
- O riso contribui para a produção de endorfina, dopamina e serotonina, substâncias que levam ao bem-estar, melhora do humor e traz sensação de felicidade.
- Rir faz bem para o coração.
- Dar boas gargalhadas ajuda ainda no bom funcionamento do sistema cardíaco. “Quando você sorri, seu fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.
- O riso aumenta os níveis de dopamina, substância ligada ao prazer e responsável pela alegria. Ela age no cérebro e nos faz sentir prazer, diminuindo os níveis de estresse, e melhora a capacidade do corpo de combater infecções.
Quer saber mais para que serve a Terapia do Riso ?
Fonte:psicologiaviva