Terapia Chinesa
Terapia Chinesa
a ginástica terapêutica denominada Lian Gong é uma prática corporal chinesa que significa o fortalecimento harmonioso do corpo e que permite que o indivíduo se mova sempre respeitando suas condições físicas. O método é considerado pelo Conselho Nacional e pelo Conselho de Práticas Corporais de Shangai como uma das técnicas mais representativas da cultura milenar chinesa na área de práticas corporais, tanto na China quanto no exterior.
Trata-se de prática lançada em 1975, pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, conceituado ortopedista da medicina tradicional chinesa, que articulou seus conhecimentos adquiridos pela prática médica junto com os conhecimentos milenares extraídos do Dao In (ginástica terapêutica relacionada com a indução da circulação do QI-energia vital- e do sangue), manobras manuais, massagens terapêuticas e artes marciais.
Os exercícios têm como finalidade reestabelecer os movimentos naturais do corpo, tanto na musculatura quanto nas articulações, permitindo o alongamento, fortalecimento do tônus muscular, consciência postural, promoção do aumento da capacidade respiratória, produção de endorfinas e reequilíbrio das energias. Além disso, o método é utilizado com o intuito de reduzir a frequência de síndromes dolorosas e o surgimento de dores.