Curiosidades
- Com a independência, muitos cidadãos surinameses resolveram emigrar para a Holanda já que possuíam a nacionalidade do país europeu.
- A principal língua do país é o holandês, falado por 60% da população. Os outros 40% a têm como segunda língua, costumeiramente falando em crioulo local, que mistura holandês, português e línguas africanas.
- O Suriname é o menor país da América do Sul, com uma área de 163 mil km², um pouquinho menor que o estado do Acre.
- A Albufeira de Brokopondo, também chamada de Brokopondostuwmeer, é um dos maiores lagos artificiais do mundo, ocupando cerca de 1% do território do Suriname e tendo surgido após a construção da principal hidrelétrica do país .
- O Suriname é o 9º maior produtor de bauxita do mundo.
- O presidente Dési Bouterse, de 72 anos, assumiu em 2010, após ser um dos principais nomes durante a guerra civil que ocorreu no país logo após sua independência. Ele foi condenado por tráfico de cocaína na Holanda e, por conta disso, não pode sair do país para não ser extraditado.
- Os cristãos representam 48% da população, enquanto os hindus são 22% e os muçulmanos 14%. Cada dólar surinamês equivale a 50 centavos de real brasileiro.
- Apesar da localização na América do Sul, a seleção de futebol do Suriname responde à CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). Eles nunca participaram de uma Copa do Mundo e atualmente ocupam a posição 153 (de 211) no ranking da FIFA.
Fonte: https://diariodoestadogo.com.br/0-curiosidades-sobre-o-suriname-105738/
A Cultura
A cultura do Suriname é muito diversificada e dinâmica e tem fortes influências asiáticas, africanas e européias. A população é composta principalmente pela contribuição de pessoas da Holanda, Índia, África, China e Indonésia, além de povos indígenas que moravam na região, antes da chegada dos colonos europeus. A cozinha do Suriname é extensa, já que a população do Suriname veio de muitos países. A cozinha do Suriname é uma combinação de muitas cozinhas internacionais, incluindo Hindustani (Índia), crioulo (África), javanesa (Indonésia), chinês, holandês, judeu, português e ameríndias cozinhas. O acima garantido que o Suriname tem muitos pratos que gerou, os diferentes grupos foram, então, cada um dos outros pratos e ingredientes para usar e influenciar uma cozinha do Suriname novo originou o uso rotativo, arroz frito, macarrão, pom, snesi foroe, Moksi Meti e losi foroe, a partir desta mistura de muitas culturas, com o Suriname, Suriname cozinha é uma criação única. Alimentos básicos arroz, amendoim e mandioca como Tayer (crioulo) e roti (hindi). Normalmente, este é um frango no menu em muitas variações dos chineses e hindus, masala de pom, um prato de festa muito popular de origem criada. Além disso, o sal e carne (bakkeljauw) são amplamente utilizados.
E Falando em Terapia...
No Suriname tem lugar a massagem tântrica que é um tipo de massagem erótica que também envolve uma ligação espiritual muito forte e presente. A técnica tem raízes em terapias antigas do Tantra Yoga e tem como base o Tantra, filosofia que surgiu na cultura Drávida, em 2500 a.C., em uma região hoje conhecida como Paquistão. O propósito da massagem tântrica é permitir a conexão com o parceiro ou a parceira de forma mais espiritual e consciente, tornando o relaxamento e a tranquilidade o objetivo final. A prática envolve os chakras e usa transferência de energias para estimular todas partes do corpo. Ainda que seja uma massagem erótica, o foco da massagem tântrica não é apenas, ou necessariamente, a relação sexual propriamente dita. Muitas vezes pode ser realizada por uma terapeuta tântrica, que não possui relações com o recipiente. Atualmente, a massagem está presente em praticamente todo o mundo, com formas e conceitos variados, que saíram da mesma base. Cada região tem sua forma de praticá-la conforme sua cultura e seus costumes, criando assim o neotantra….
Veja mais em:
"A Massagem Tântrica é, entre outras coisas, a arte de se fazer presente e sentir, verdadeiramente, o outro."
Patricia Sangita