O método Ryodoraku, conforme a medicina tradicional chinesa, é aplicado com o objetivo de mensurar os meridianos dos órgãos e das vísceras para tratamento da acupuntura, sendo utilizado, nesta pesquisa, como uma nova maneira de aplicação na área desportiva como uma pesquisa inédita.
Há uma força motriz que rege toda a atividade vital do corpo humano. Dessa forma, tanto a saúde física quanto a emocional estão ligadas a um livre movimento da energia. Consequentemente, essa energia circula sem impedimentos ou bloqueios, ao longo de todo o corpo humano.
Aliando as técnicas orientais às técnicas ocidentais, surge, num patamar mais científico e objetivo, a acupuntura Ryodoraku
Este é um estilo de acupuntura japonesa cujo objetivo principal é a regulação do sistema nervoso autónomo e cujo método de tratamento é baseado em pontos eletro-permeáveis na superfície do corpo.
Na generalidade, a acupuntura japonesa tem sido considerada semelhante à acupuntura chinesa. No entanto, a acupuntura no Japão, apesar de ter sido influenciada pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 1500 anos, tem seguido os seus próprios caminhos, mantendo as características da cultura japonesa, de aperfeiçoamento constante, de grande criatividade e de objetividade prática.
Fonte: Centro Reichiano