Ou seja, você pode tratar desde a perda de alguém querido até um desconforto emocional no trabalho, ou uma briga com seu parceiro. Muitas vezes, a motivação da tristeza ou desconforto não é nada aparente . A Psicoterapia, ou simplesmente terapia, veio a partir de conceitos da psicologia. Ela busca trabalhar a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, fazendo o uso de várias abordagens, conexões com o subconsciente e outras ferramentas. Além disso, a terapia pode te ajudar a lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, Ou seja, com um acompanhamento, seja ele individual, em casal ou em grupo, você pode notar grandes diferenças no dia a dia.
Na terapia, o trabalho é feito através da fala e participação do psicoterapeuta. Ou seja, o paciente e o profissional vão juntos construir um espaço seguro de expressão e análise dos pensamentos e emoções.
Ela trata:
Depressão; Ansiedade; Compulsão alimentar; Estresse; Esquizofrenia; Autismo; Síndrome de Asperger; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo); Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Fonte: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/psicoterapia/
A psicoterapia pode ser feita em adultos ou crianças e pode ser realizada individualmente ou em grupo, como família, colegas de trabalho ou amigos. A quantidade de sessões necessárias deve ser sempre indicada pelo terapeuta, tendo por base os sintomas apresentados e os objetivos de cada pessoa. Geralmente, as sessões de psicoterapia são realizadas no consultório do psicólogo ou psiquiatra e duram entre 45 a 60 minutos. Porém, em casos de terapia de casal, família ou de grupo, esse tempo pode variar e chegar até aos 90 minutos. Na maioria das terapias individuais, a pessoa fica sentada em uma poltrona de frente para o terapeuta, mas também existem outros tipos de terapia, como a terapia psicanalítica, em que a pessoa fica deitada enquanto o terapeuta fica sentado atrás, do lado ou na frente.
Tipos de Psicoterapia
Cognitivo-comportamental: consiste em mudar o pensamento da pessoa em relação a uma determinada situação, com o objetivo de transformar comportamentos e sentimentos negativos;
Psicanalítica: busca compreender a consciência e os sentimentos inconscientes, ajudando na resolução de conflitos internos;
Humanista-existencial: procura o desenvolvimento pessoal e a autorrealização por meio dos valores humanos;
Psicodinâmica: consiste na ideia de que o comportamento e o bem-estar mental são influenciados por experiências da infância e pensamentos ou sentimentos inadequados que estão no inconsciente;
Interpessoal: tem como objetivo solucionar problemas de relacionamento, melhorando a forma de lidar com outras pessoas;
Dialética comportamental: baseia-se em ensinar maneiras de resolver as emoções prejudiciais à pessoa. A psicoterapia também pode ser dividida de acordo com número de pacientes em tratamento, que pode ser individual, familiar, de casal ou de grupo.
Fonte: https://www.tuasaude.com/o-que-e-psicoterapia/
Benefícios
Os benefícios da Psicoterapia são vastos tanto para a vida pessoal, amorosa e social quanto para a profissional. O intuito do acompanhamento psicológico é tratar problemas psicológicos e emocionais, como também curar transtornos mentais debilitantes. Através dele, indivíduos conseguem fazer os movimentos de mudança necessários para encontrarem a felicidade em suas vidas.