ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS

Hidroterapia

Também chamada de Aquaterapia ou Fisioterapia Aquática, essa terapia utiliza a água para promover a cura e a reabilitação de pacientes que possuem distúrbios como depressão e problemas neurológicos, ortopédicos e respiratórios.

Benefícios

A água é utilizada como um meio terapêutico há muito tempo, visto que auxilia na recuperação de pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos e respiratórios, uma vez que o ambiente favorece movimentos de forma mais leve e dinâmica para o trabalho funcional.  Por conta desse dinamismo e facilidade, existem benefícios que a hidroterapia pode proporcionar ao paciente que tem dificuldades para se locomover. Vale ressaltar também que a técnica precisa ser feita em um ambiente devidamente preparado, como o acompanhamento de um fisioterapeuta e técnicas corretas para cada caso. Com o auxílio de acessórios que facilitam a movimentação e em uma piscina, a hidroterapia traz benefícios que não podem ser encontrados em um ambiente comum, como:


Flutuação

Permite que o paciente realize movimentos que seriam impossíveis em um outro plano, como a flutuação, que melhora a consciência corporal, diminuem a tensão articular e favorecem a propriocepção.

Ganho de força

A água faz com que exercícios para ganho de força sejam realizados, visto que a substância oferece resistência ao paciente, auxiliando pacientes que perderam a força nas articulações ou pacientes que apresentam algum tipo de paralisia.


Menos impacto

Pacientes com doenças degenerativas, como artrose ou osteoporose, possuem certa limitação na força aplicada em 


Pós operatório

A reabilitação na hidroterapia no período pós operatório é muito importante para estimular a marcha do paciente no período inicial, ganho de amplitude de movimento, estímulos musculares, diminuição do edema e favorecer de uma maneira mais precoce o ganho de mais funcionalidade

Rolar para cima