ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS

Hatha Yoga

O Yoga é um caminho de autoconhecimento.

Quando essas duas correntes opostas, mas complementares, estão em equilíbrio, a Kundalini (energia sutil) pode fluir através do canal central Sushumna, até o chakra coronário, possibilitando a experiência de felicidade e união. O equilíbrio de opostos complementares é a chave para liberar a energia da consciência e obter liberdade espiritual.

Esse equilíbrio ocorre tanto fisicamente quanto psicologicamente. O Hatha Yoga nos ajuda a remover a dualidade em nossa percepção da vida, manifestada pelo julgamento sobre nós e sobre o mundo (certo / errado, bom / ruim).

Esses valores opostos são vivenciados como conflitos internos e externos e, quando conseguimos integrá-los, evoluímos para um estado de consciência não-dual, simbolizada no terceiro olho.

Outro significado da palavra Hatha é forte, determinado. Refere-se à forte disciplina física e mental necessária para a prática (tapas).

A palavra Yoga deriva de uma palavra sânscrita que significa “união”. Essa verdadeira ciência distingue nosso “eu” cotidiano, que inclui o corpo físico e a personalidade, e o “eu” universal, que inclui toda a criação da qual somos parte integrante. Seu objetivo é deixar de lado a identificação excessiva com o seu cotidiano e o sofrimento com os conflitos resultantes.

Yoga é a união do eu individual (Atman) com o eu universal (Brahman), através do qual descobrimos nosso verdadeiro eu, cuja natureza é verdade, consciência, bem-aventurança (Sat Chit Ananda).

Os asanas que todos conhecemos, praticados durante as aulas de Hatha Yoga, nascem das posturas de meditação e, sendo assim, todos devem ser praticados meditativamente. Permanecemos em cada postura por um longo tempo, ouvindo o corpo, dando a oportunidade dele se acalmar e aproveitar os benefícios da prática.

Além disso, a respiração é utilizada para entrar e sair de cada postura, usando como regra geral  a expansão do peito na inspiração e o fechamento com a expiração.

Benefícios

O Hatha Yoga trabalha simultaneamente em componentes físicos, emocionais, mentais e espirituais. Os três pontos principais do yoga, do ponto de vista físico, são:

  • a respiração
  • a espinha dorsal
  • o trato gastrointestinal

As posturas de yoga relaxam, alongam e fortalecem os músculos do corpo; mantém a coluna, as articulações e, em geral, realiza uma ação rejuvenescedora no sistema muscular e esquelético.

Através das pressões exercidas pelos asanas sobre os órgãos e chakras internos, todos os órgãos e glândulas do corpo são equilibrados, produzindo um efeito terapêutico benéfico e mantendo o corpo em perfeita saúde. Os movimentos e posturas do yoga tonificam e dão elasticidade e equilíbrio ao corpo.

Rolar para cima