A eletroacupunturanada mais é do que a ação das agulhas da acupuntura potencializada por um equipamento que promove estímulos elétricos.
Essa técnica terapêutica parte dos mesmos conceitos da acupuntura, um método que surgiu há mais de 5 mil anos e consiste na inserção de agulhas em pontos de estímulo para melhorar sintomas de doenças e a saúde como um todo.
A diferença é que, nesta prática, são aplicadosimpulsos eletromagnéticos nas agulhas, criando uma pequena carga elétrica que potencializa o efeito do tratamento.
A eletroacupuntura é feita a partir da inserção de agulhas para estimulação de pontos específicos do corpo, como de costume na acupuntura. A diferença é que as agulhas inseridas são ligadas por um fio a um aparelho que libera estímulos elétricos controlados.
A quantidade de estímulos, bem como sua potência, é regulada de acordo com a necessidade do paciente. Ou seja, eles podem ser fracos ou intensos, regulares, contínuos ou intermitentes.
A técnica é indolor, mas durante a sessão terapêutica é comum que o paciente sinta uma sensação de formigamento. Entretanto, como esses sintomas são fruto dos estímulos elétricos, eles não persistem após o seu término.