ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS

Chile

“O Chile é um país localizado na América do Sul, e tem como capital o município de Santiago. Dispõe de um extenso litoral banhado pelo oceano Pacífico, a oeste, e conta com a presença da cordilheira dos Andes, a leste, o que lhe confere um relevo montanhoso. Possui climas muito diversos que vão de seco, ao norte, a úmido, ao sul do país, proporcionando uma paisagem bastante heterogênea. Grande exportador de cobre, o Chile se consolida atualmente como uma das maiores economias latino-americanas.

Dados Gerais do Chile

 Nome oficial: República do Chile 

Gentílico: chileno 

Extensão territorial: 756.102 km² 

Localização: América do Sul 

Capital: Santiago 

Clima: Desértico e Temperado 

Governo: república presidencialista 

Divisão administrativa: regiões, províncias e comunas 

Idioma: espanhol 

População: 19.116.000 habitantes (ONU, 2020) 

A Economia

O Chile representa uma das principais economias do subcontinente sul americano, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 272,46 bilhões, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os investimentos estrangeiros que ganharam maior vulto na segunda metade do século XX, hoje desempenham um importante papel na conjuntura econômica do país, da mesma forma que as exportações, em especial o cobre, respondem hoje por boa parte do PIB chileno.” 

A Cultura

“O Chile possui um arcabouço cultural bastante rico e único entre as diversas culturas americanas. Embora haja diversos povos indígenas e europeus (espanhóis), cujas tradições e costumes contribuíram diretamente para a sua formação, pode-se dizer que há grande homogeneidade na cultura chilena, conferindo, assim, uma identidade cultural àquele país. As tradições chilenas incluem festas características que expressam muitas cores, danças, música andina, trajes típicos e elementos folclóricos, como as Festas Pátrias, a Festa de la Tirana, o Carnaval andino, e o Festival Tapati, que acontece na ilha de Páscoa. Outras celebrações possuem cunho religioso, como a Festa Cuasimodo e a Festa da Virgem de Andacollo. Os trabalhos manuais expressam muito da identidade dos diversos povos indígenas do país, como o bordado e o artesanato. A cultura chilena se destaca também na literatura, com grandes nomes, como o poeta Pablo Neruda.

Curiosidades sobre o Chile

O Chile é o segundo país mais longo do mundo, com extensão norte–sul de aproximadamente 4300 km e abrangendo 39º de latitude. A mina de Chuquicamata fica na região nordeste do Chile e é considerada uma das maiores minas a céu aberto de todo o mundo, tendo como foco a extração de cobre. O nome do país é derivado de mapudungun, na língua mapuche, que significa “limite da terra” ou “local onde a terra termina”. No idioma dos quechua, chiri, palavra da qual Chile também pode derivar, significa “frio”.” 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chile-1.htm

E FALANDO EM TERAPIA...

No Chile os tambores são também utilizados para este acesso. Ritmos variados, forte intenção e coração e mente abertos possibilitam encontros emocionantes, instrutivos e curadores. No Chile, os tambores kultrun, usados pelos xamãs Mapuche (Machi), foram testados e aprovados cientificamente. São usados no sistema público como promotores da saúde do corpo físico. Na cosmo visão Mapuche e de inúmeras nações, os corpos físico, emocional, mental e espiritual são interligados. A saúde é vista de forma integral e holística. Um Tambor Sagrado tocado por um Iniciado não só realinha as células, tecidos e humores. Ele abre a visão do oculto que permeia nosso mundo, proporcionando o resgate de partes da alma que foram perdidas em crises vividas pela pessoa ou seus ancestrais – além da mente. Pode levar também a encontros esclarecedores com seres de luz, resolução de conflitos internos  e com outros, fortalecimento das qualidades arquetípicas intrínsecas do indivíduo e resposta às questões mais profundas como: “Quem sou?”, “Qual minha missão?”, ou dúvidas mais triviais. A Jornada Xamânica pode ser feita individual ou coletivamente. Há grupos que compartilham lugares, construções, estradas em outros multiuniversos, através de tambores ou dos próprios sonhos.

Fonte:

“Não ser mestre de ninguém, buscar apenas irmãos. Ser aberto ao aprendizado é questão de sabedoria. O conhecimento é infinito e aprender é a evolução. Encerra-se o aprendizado, também se encerra a magia.”

Rolar para cima