Nosso país é uma terra abençoada, banhado por mata onde reside o pulmão de Gaia, morada de várias tribos indígenas (Floresta Amazônica) com plantas medicinais e paisagens maravilhosas.
Um povo guerreiro, que não desiste nunca.
Um só povo, uma só nação!
O nosso país é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, raça, etnia, entre tantos outros que marcam esta riqueza de valores.
Nome oficial: República Federativa do Brasil
Forma e Sistema de Governo: República Presidencialista
Capital: Brasília
Divisão territorial: 26 estados e 1 Distrito Federal
Área: 8.516.000 km2
População: 209,3 milhões (2017)
PIB: 2,056 trilhões de dólares (2017)
Moeda: Real
Língua Oficial: Português e Libras
A Economia
A economia do Brasil é extremamente diversificada abrangendo o setor primário, secundário e terciário.
O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas como frutas cítricas, soja e carne. Igualmente, se destaca na área do extrativismo mineral e vegetal.
A atividade industrial é formada pelo setor de petroquímica, aeronáutica e fertilizantes, assim como uma expressiva indústria de calçados e roupas.
A Cultura
A cultura do Brasil é resultado da mistura das tradições portuguesas, indígenas, africanas, italianas, japonesas, alemãs, etc. Soma-se à isto as festas religiosas próprias do catolicismo e das celebrações africanas em honra aos orixás.
Há características regionais bem marcadas refletidas em comemorações como a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul, e da Marujada, no Pará. No entanto, podemos encontrar em todo território o gosto pela música, a utilização do feijão na preparação de vários pratos e ritmos como o samba e o forró.
Igualmente, a difusão de várias lendas indígenas amazônicas, contribuiu para a elaboração de uma cultura comum a todos os brasileiros.
O Brasil tem um potencial enorme para o turismo por conta de seus recursos naturais e oferta cultural.
O país recebe cerca de 6 milhões visitantes estrangeiros por ano e possui um turismo interno significativo em torno da cultura, festas religiosas e culturais como o carnaval e festas juninas.
As cidades mais visitadas do Brasil são Rio de Janeiro, Florianópolis, Foz do Iguaçu, São Paulo, Salvador, Gramado, Natal, Porto Seguro, Caldas Novas, Fortaleza.
Curiosidades sobre o Brasil
Maior rio: Rio Amazonas (6992,06 km)
Ponto mais alto: Pico da Neblina/AM com 2.993,8 metros
Maior estado: Amazonas (1 559 146,876 km2)
Menor estado: Sergipe (21,910 km2)
Cidade mais populosa: São Paulo/SP
Cidade mais antiga: São Vicente/SP
Fonte:
Ser brasileiro é...
Ser brasileiro é compreender a nossa origem, uma origem cultural carregada de aspectos e costumes regionais, mas que nos une quando nos vestimos de verde e amarelo.
Ser brasileiro é valorizar o que cada um tem a oferecer, com as suas histórias, danças, poesias, jeitos e trejeitos e se encantar.
Ser brasileiro é aprender, desde pequeno, a identificar o outro pelo jeito de falar, pelo modo de agir e pelo que cada um sabe valorizar.
Ser brasileiro é encantar com pratos típicos de cada lugar. É não ter medo de ousar no paladar.
Ser brasileiro é ter coração generoso, é fazer do seu país um berço de ouro, é abrir os braços para o convidado se adaptar.
Ser brasileiro é ser esperançoso, não cruzar os braços e só reclamar.
Ser brasileiro é valorizar o outro, aprender com a família, que amar significa respeitar.
Fonte:
E falando em Terapia...
O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.
Em virtude da crescente demanda da população brasileira, por meio das Conferências Nacionais de Saúde e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) aos Estados membros para formulação de políticas visando a integração de sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos (também chamados de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa ou Práticas Integrativas e Complementares) aos Sistemas Oficiais de Saúde, além da necessidade de normatização das experiências existentes no SUS, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, contemplando as áreas de homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica e termalismo social – crenoterapia, promovendo a institucionalização destas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
Fonte:
E como o Brasil se destaca numa vasta variedades quando se trata de terapias, vale destacar aqui uma delas. O Reiki, que para nós é a base de todas as terapias.
A Missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros. Melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.
Mikao Usui