A Bolívia é um país de colonização espanhola localizado na América do Sul. Possui uma geografia bastante diversa marcada pela cordilheira dos Andes e pelo lago Titicaca. O território boliviano era povoado por populações tradicionais, como os incas, até a chegada dos espanhóis, que colonizaram grande parte do território da América do Sul, incluindo a Bolívia. Foi uma das colônias espanholas na América do Sul; obteve a independência da Espanha em 1825. Sua geografia apresenta grande diversidade climática e vegetacional. O país é cortado pela cordilheira dos Andes. Sua população tem apresentado expressivas taxas de crescimento demográfico. Sua cultura tem como marca influências espanhola e indígena. O país possui muitas populações tradicionais.
Nome oficial: Estado Plurinacional da Bolívia
Gentílico: boliviano
Extensão territorial: 1.098.581 quilômetros quadrados
Localização: América do Sul .
Capital: La Paz Clima: temperado
Governo: república presidencialista
Idioma: espanhol
População: 11.670.000 habitantes
A Economia
A economia da Bolívia tem uma forte base primária. O país é um grande exportador de minérios diversos, com destaque para: gás natural, prata, lítio; demais minerais de alto valor econômico.
A Cultura
A cultura boliviana mescla hábitos das populações tradicionais indígenas e dos colonizadores espanhóis. A diversidade linguística, por exemplo, é uma marca desse cenário. No mesmo sentido, destaca-se as contribuições desses povos para a arquitetura, a música e a alimentação. O sincretismo religioso também é uma marca do povo boliviano. O país é reconhecido pelo artesanato em argila e lã. Já na culinária, destaca-se o consumo de milho e batata, além da folha de coca. O esporte mais praticado da Bolívia é o futebol.
Curiosidades
- “O ponto culminante da Bolívia fica em um vulcão extinto chamado Nevado Sajama, a 6542 metros acima do nível do mar
- A Bolívia é um dos dois únicos países da América do Sul sem saída para o mar.
- La Paz é a capital mais alta do mundo.
- Pessoas com fantasias de zebras ajudam as crianças a atravessarem a rua na Bolívia, ensinando-as como fazer a travessia em segurança.
- A lhama é o animal nacional da Bolívia.”
- O Titicaca, entre a Bolívia e o Peru, é considerado o lago navegável mais alto do mundo.
- A coca é uma planta muito comum da Bolívia; é utilizada para combater o soroche, considerado o mal da altitude.
- A Bolívia conta, além do espanhol, com diversas outras línguas indígenas, faladas por populações tradicionais do país, como quéchua, aymara e guaraní.
- As cholitas são as mulheres indígenas bolivianas que utilizam roupas típicas rodadas e cabelos de duas tranças.
- O maior deserto de sal do mundo, chamado de Uyuni, está localizado na Bolívia; |é o principal ponto turístico do país.
- A Bolívia já teve acesso para o oceano Pacífico, porém, devido a conflitos com países vizinhos, ela perdeu o seu litoral.
Turismo na Bolívia
E Falando em Terapia
A Bolívia põe em prática a Abordagem Sistêmica Comunitária que é uma tecnologia terapêutica de múltiplo impacto que envolve o ser humano como um todo. Ela conecta a pessoa com a comunidade, com o meio ambiente e com o transcendente numa atitude responsável e transformadora. Possibilita a identificação [e o equilíbrio] de suas dimensões biopsicossocioespirituais. O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), há duas décadas põe em prática o método da Abordagem Sistêmica Comunitária. Essa tecnologia social foi replicada na Bolívia há alguns anos numa atividade em que participaram representantes de várias instituições de Oruro, Bolívia e profissionais que se converteram em replicadores desse método.
É parte da cura o desejo de ser curado.
Sêneca