ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS

Argentina

CONHECENDO UM POUQUINHO A ARGENTINA!

 Seu nome oficial: República Argentina. 

Gentílico: argentino. 

Extensão territorial: 2.780.400 quilômetros quadrados. 

Localização: América do Sul.

 Capital: Buenos Aires. 

Clima: temperado. 

Governo: República Federal Presidencialista. 

Idioma: espanhol.

Os Índios Charruas foram os primeiros habitantes da Argentina. A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis 

A Economia

Dentre os aspectos econômicos da Argentina, merecem destaque a agricultura e a pecuária. A Argentina é um grande produtor de carne bovina e derivados, e de lã. Na agricultura, o país se destaca na produção de diversos cereais e azeites, com maior evidência para o trigo, principal produto. A economia da Argentina tem recursos naturais abundantes, um setor agrícola orientado para a exportação, a população altamente alfabetizada, e uma base industrial relativamente diversificada. A economia, é a segunda maior da América do Sul, superada somente pela economia do Brasil.

A Cultura

Nascido nas cidades de Montevidéu e Buenos Aires, o tango se tornou um forte símbolo da Argentina. E não é à toa, já que a dança a dois tem uma coreografia complexa, que testa a habilidade e o entrosamento do casal de bailarinos.

Buenos Aires, sua capital, é a cidade com mais livrarias do mundo Um levantamento apresentado no World Cities Cultural Forum aponta que Buenos Aires é a cidade com maior número de livrarias por habitantes no mundo. El Ateneo é sem dúvida a livraria mais interessante de Buenos Aires para os amantes de livros. Dita como a livraria mais bonita da cidade, a maior da América do Sul, e a que possui a maior quantidade e variedade de títulos no país, contando mais de 120 mil livros. Tornou-se um grande ponto turístico, por sua imponente e rústica arquitetura, conservando a decoração, o esplendor e estilo do que antes era um lindo teatro.

Puerto Iguazú

O destino é perfeito para quem quer explorar a Patagônia Argentina. Está localizado a 80 km das geleiras do Parque Nacional Los Glaciares e é composto por 47 enormes geleiras formando uma paisagem única. Nessa região, você pode caminhar sobre as geleiras, fazer passeios de barco, trem ou 4×4, além de ver de perto diversos animais marinhos. Famosa por fazer parte da região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade de Puerto Iguazú é repleta de atrações para curtir as férias, um fim de semana ou até mesmo uma viagem a trabalho.

Curiosidades

Conhecida como “celeste-branca”, a bandeira da Argentina é muito respeitada por seus moradores. Na cidade do Rosário, existe um monumento dedicado à bandeira, inaugurado em 1957. O dia da bandeira é celebrado no dia 20 de junho, mesmo dia da morte de Manuel Belgrano, militar da região do Rio da Prata, advogado, economista, diplomata, politico e jornalista. A data é também um feriado nacional. Para a saudação da bandeira, eles usam a ária “Alta em el cielo” ou “Canción/ Oración a la Bandera”.

E FALANDO EM TERAPIA...

A Psicanálise tem papel destacado na vida dos Argentinos. O país tem o mais elevado número de psicólogos per capita do mundo, com aproximadamente 198 profissionais para cada 100 mil habitantes, dos quais se estima que 46% se concentrem em Buenos Aires. Como a cultura argentina vê a terapia como importante para o autodesenvolvimento e para uma saúde positiva, existe uma grande demanda a ser satisfeita. Mas, em vez de se submeter a tratamento cognitivo ou comportamental, a maioria das pessoas procura uma forma muito específica de terapia: a Psicanálise.  Pensa-se na Psicanálise como algo que todos deveriam fazer”, afirma Lakoff. “Para muitas pessoas, é um processo de autoconhecimento e um meio de se tornar maduro. ”

Fonte: 

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”

Rolar para cima