ASSOCIAÇÃO SUL-AMERICANA DE TERAPEUTAS

Antroposofia

É uma filosofia espiritual, desenvolvida por Rudolf Steiner (1861-1925) no final do século XIX e início do século XX. 

É apresentada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, um caminho em busca da verdade para o abismo que separa historicamente a fé da ciência.

A Antroposofia indica como ampliar a pesquisa científica tornando-a mais humana e mais coerente com a natureza, tendo obtido ótimos resultados no desenvolvimento de medicamentos, na compreensão dos animais e plantas.

Teiner definiu a antroposofia como “um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo.” O objetivo da antroposofia é tornar-se “mais humano”, ao aumentar sua consciência e deliberar sobre seus pensamentos e ações; ou seja, tornar-se um ser “espiritualmente livre”.

A antroposofia aplicada à saúde é uma das formas de cuidado contempladas na PNPIC e está presente no SUS desde 2006. Ela leva em conta não apenas a doença, mas o ser humano e sua relação consigo e com o mundo, buscando fortalecer o indivíduo como um todo e cuidando de suas dimensões físicas, vital e emocional.

Benefícios

Além de serem utilizadas como recursos terapêuticos para prevenção de doenças, como hipertensão, estresse, dores, depressão, dentre outros, as PICs também podem servir como tratamento paliativo para diversas doenças crônicas, e de acordo com os especialistas seus benefícios são mais amplos e contemplam:

  • Autoconhecimento, com benefícios para autoestima
  • Melhora a disposição física e emocional
  • Alívio de dores físicas
  • Alívio de ansiedade e estresse
  • Tranquilidade emocional, que leva o indivíduo a agir e lidar melhor com as dificuldades
  • Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional
  • Harmoniza e equilibra respiração

Quer saber mais para que serve a antroposofia ?

Rolar para cima