A Anatomia (do grego ana = em partes; tomein = cortar) estuda a constituição do organismo humano, enquanto a fisiologia (do grego physis = natureza; logos = estudo) estuda as suas funções, ou seja, os eventos físicos e químicos magistralmente orquestrados para promoverem VIDA. A Anatomia é a área da ciência que realiza os estudos, de forma macroscópica e microscópica, acerca da constituição e do desenvolvimento dos seres vivos organizados, analisando sua composição e estruturação e como os sistemas se relacionam entre si. O objetivo da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humanas é o de dar conhecimento concreto (“hands-on”) sobre a arquitetura do corpo humano e como esse arranjo estrutural se relaciona com as funções desempenhadas por cada órgão ou sistema orgânico.
O objetivo da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humanas é o de dar conhecimento concreto (“hands-on”) sobre a arquitetura do corpo humano e como esse arranjo estrutural se relaciona com as funções desempenhadas por cada órgão ou sistema orgânico. A Anatomia humana estuda toda a estrutura do corpo humano, desde os sistemas até os órgãos. O significado do termo vem do grego ‘Anatemnein’, que quer dizer corte. Esta ciência começou suas investigações nos primórdios da civilização, no século II, com a dissecação de animais e, posteriormente, em corpos humanos.Enquanto a anatomia preocupa-se com as estruturas do corpo, a fisiologia faz o papel de explicar o funcionamento dessas estruturas. Essas áreas, porém, estão interligadas, pois conhecer uma estrutura e sua função é fundamental para compreender o funcionamento do corpo de um ser vivo.A Fisiologia tem papel importante para o conhecimento da própria vida, pois é o estudo do funcionamento de todas as partes de um organismo, observando bem o funcionamento dos órgãos como um todo, tentando encontrar respostas para diversos contextos patológicos.
Benefícios
O estudo dos dados Anatômicos é fundamental para possibilitar o reconhecer a morfologia dos órgãos do corpo humano, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.